O Fluminense decidiu trocar um de seus patrocinadores de longa data, a Betano, por outro site de aposta num dos contratos mais caros de patrocínio da história do Futebol Brasileiro. Como depedida, a antiga patrocinadora lançou uma campanha que retoma momentos marcantes do time. A parte inesperada foi que ao fundo é o falecido sambista Cartola quem canta.

Usando inteligência artificial, a voz do cantor foi recriada e no anúncio ele canta a música “Tá Escrito” do Grupo Revelação. O vídeo passou na TV e em plataformas digitais. Cartola era torcedor do Fluminense e a equipe teve aval da família para para a produção.

Essa não é a primeira vez que alguém ressuscita para participar de um comercial. Em 2023 a Volkswagen lançou um comercial com a participação de Elis Regina dirigindo a nova Kombi. O comercial levou nome meses para ser produzido, usando ferramentas de deepfake e IA.

O público se dividiu entre emoção e revolta. Nas redes sociais o tópico de utilizar a imagem de alguém que já morreu ainda é muito polêmico, por um lado trouxe uma boa nostalgia e para outros foi desconcertante e antiético, mas é certo que essa é uma ferramenta eficaz para causar comoção.

Leave a comment

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby