
O Corinthians em parceria com a Nike mostraram como um posicionamento de marca também pode ser um posicionamento político. As novas camisetas do time foram feitas para homenagear as pessoas pretas que fizeram parte e foram essenciais na história do time e fazem parte da campanha “Nossa história é uma página em preto”.
Explorando as origens, a designer e diretora de arte Giulia Fagundes se inspirou em elementos Adinkras, da cultura de Gana. A fonte usada nos nomes dos jogadores e nos números foi feita por ela.
As camisas serão utilizadas ao longo do Campeonato Brasileiro, e tiveram sua estreia do dia 4 de maio num empate contra o Fortaleza. Segundo o presidente do Corinthians, a campanha visa reafirmar princípios que são parte do time desde sua fundação.
Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol serão feitas sessões de letramento racial para jogadores e jogadoras de todas as categorias. Também foi disponibilizada no site da Nike uma cartilha chamada “Combatendo o Racismo” para o orientar a torcida. O enfoque é combater o racismo com educação.

Leave a comment