A banda Washed Out deu um um passo inovador que, de forma até assutadora, pode vir a ser comum no futuro: o clipe de uma de suas músicas, “The Hardest Part”, não precisou de atores, equipe de filmagem, ou sequer equipamentos, ele foi feito de forma completamente digital.
Talvez você já esteja habituado a ver textos criados pelo ChatGPT ou imagens criadas no Dalle, essas Inteligências artificiais já são presentes na internet há algum tempo. No entanto, era esperado que gerar vídeos seria infinitamente mais complicado.
Talvez você se lembre do Will Smith comendo spaghetti e essa seja sua referência quanto ao que as IAs de vídeo conseguem fazer atualmente, já que esse vídeo viralizou em 2023, pouco tempo atrás.
Desde que essa bizarrice foi gerada, a Open AI, dona do Dalle e do ChatGPT, vem desenvolvendo o Sora, sua nova ferramenta de geração de vídeo. Foi essa mesma IA que fez as cenas do clipe da banda Washed Out. Apesar do acesso ainda ser muito limitado, a página de divulgação já mostra alguns vídeos feitos por ela. A evolução é difícil de acreditar.
É importante frisar que NADA nos vídeo acima é real, e, mesmo assim, se você não procura ativamente os defeitos e inconsistências, é fácil que esse fato passe batido. Ao mesmo tempo que a tecnologia seja impressionante, sua implementação seria complexa. É possível imaginar como ela poderia ser útil para coisa como geração de Stock Footage, ajudando artistas, mas também as formas como ela poderia ser usada para espalhar desinformação e caos na sociedade.

Leave a comment