Recentemente uma série de documentos foi vazada e tudo aparentava ser sobre uma das suas principais e mais influentes ferramentas, o mecanismo de busca. A empresa passou alguns dias sem se pronunciar sobre o vazamento, no entanto ela finalmente abriu o jogo e confirmou que os documentos eram da empresa.
No mesmo pronunciamento a empresa ressaltou que os vazamentos não devem ser levados em conta, em parte porque a empresa já fez apresentações sobre o seu algoritmo, mas também pelo fato de que, segundo a Google, nem tudo nos documentos representa como o algoritmo funciona atualmente e as informações podem estar erradas ou datadas. Mas isso não impediu que a internet analisasse os documentos. Aqui estão os pontos mais relevantes encontrados no vazamento:
Relevância e qualidade. Os documentos falaram sobre como o Google utiliza a ferramenta Domain Authority, que avalia o quão relevante um site é para um assunto ou área da indústria. Isso depende principalmente da qualidade do site e do conteúdo. A informação contradiz executivos da Google, que haviam afirmado não utilizar ferramentas como esta.
Popularidade. Sites mais populares aparecem mais nas buscas, independente se a informação de um outro site é de melhor qualidade ou não.
Sites pequenos ficam na sombra. Pelo que os documentos mostraram, o google não é uma plataforma que favorece de forma alguma os sites pequenos(os blogs sofrem). Alguns sites relataram uma queda de 91% nas visualizações que vinham do mecanismo de busca.

Leave a comment