Caso você não tenha assistido ou nunca tenha nem ouvido falar do evento, o The Game Award é a maior premiação da industria de videogames do planeta, como os Oscars para o cinema. O evento aconteceu semana passada e depois de diversas premiações a categoria de Jogo do Ano premiou um pequeno robôzinho da Sony, do jogo Astro Bot.
Astro Bot é um jogo de plataforma com diversas mecânicas criativas e interessantes que mudam de nível para nível, faz homenagens a diversas outras franquias de jogos da Sony como God of War, Uncharted, Rachet and Clank e etc. Ele estava concorrendo contra Black Mith Wukong, a DLC de Elden Ring, Metaphor, Balatro e Final Fantasy VI, e dá para dizer que sua vitória dividiu a internet.
O resultado é um exemplo perfeito de como as coisas funcionam nas redes sociais, depois que o resultado da premiação foi anunciado as pessoas imediatamente se dividiram em dois lados, aqueles que achavam que era um absurdo completo ele ser chamado de jogo do ano e os que viam a premiação como merecida e até um bom sinal para o futuro dos jogos.
Quem defende Astro Bot afirma que a industria estava investindo demais no gênero Soulslike e parece que todas as empresas só riam suas próprias versões de Dark Souls e Elden Ring, Astro Bot mostra que ideias criativas e inovadores podem ser muito bem sucedidas. A outra metade, muito mais irritada, da internet acha que um jogo de plataforma com história simples e focado só em ser divertido não merecia ter ganho contra jogos com histórias muito mais complexas e temáticas sérias, para essas pessoas a premiação foi uma piada. Esse no entanto é o maior exemplo de como é impossível agradar a todos e premiações assim sempre vão gerar controvérsia.

Leave a comment