Com o TikTok fora da jogada, mesmo que por menos de um dia, todas as outras redes sociais foram atrás de abraçar o público que órfão da plataforma. Algumas foram no caminho mais óbvio, como o X e o Bluesky que implementaram o feed de vídeos curtos nas suas plataformas.
Ainda é difícil dizer se a estratégia tem rendido resultados, principalmente pelo tempo tão curto que houve entre o banimento e a volta da gigante chinesa. O Instagram, que já compete com o TikTok com os seus reels, decidiu buscar o público de um outro app da Bytedance, também extremamente utilizado nos Estados Unidos e fora dele, o CapCut.
O app de edição e criação de vídeos também ficou fora do ar com a Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, e a resposta imediata do presidente do Instagram, Adam Mosseri, foi anunciar o Edits, uma plataforma que promete fazer tudo que o CapCut fazia e ainda mais.
Essas estratégias provavelmente não serão tão eficazes com a volta do TikTok ao ar, mas seu desempenho provavelmente também teria sido afetado pelo fato de que muitos dos americanos sentiram que o banimento foi uma forma de forçá-los a usar serviços da Meta ou outras empresas americanas.

Leave a comment